quarta-feira, 30 de março de 2011

Eutrofização
1ª Fase: Enriquecimento da água em nutrientes: os esgotos vão libertar matéria orgânica para os rios.

2ª Fase: Crescimento brusco do fitoplâncton: como o fitoplâncton tem muita disponívelidade (a matéria orgânica libertada pelos esgotos) vai aumentar de número muito rapidamente o que acaba por provocar a sua morte por falta de condiçôes de vida.

3ª Fase: Crescimento excessivo dos decompositores: o fitoplânton que morre acumula-se no fundo do rio. Este excesso de matéria orgânica provoca um crescimento excessivo dos decompositores nessa zona. Estes decompositores vão transformar a matéria orgânica em matária mineral gastando oxigénio o que provoca a morte de outros seres vivos aquáticos.




quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Poluição atmosférica

1º causa- Activadade vulcânica
2º- Tráfego automóvel
3º- Indústria
4º- Agricultura intensiva

Consequências:
Aumento do efeito de estufa: o efeito de estufa é um fenómeno natural e indispensável á vida na terra. o problema actual é o aumento do efeito estufa provocado pela poluição atmosférica.

Bioacumulação

A bioacumolação é o processo de acomulação de poluentes ao longo da cadeia alimentar. A concentração do poluente vai aumentando do nível trófico para nível trófico.
       

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Sucessão ecológica

Os primeiros seres vivos a habitar numa ilha deserta têm de ser seres autotróficos uma vez, que conseguem produzir o seu próprio alimento.
 
Os seres autotróficos têm de ser muito simples, porque ainda não existe solo. Estes seres (musgos e líquens) são chamados de espécies pioneiras e formam a primeira comunidade desse local - comunidade pioneira